É urgente que o movimento a favor de um mundo melhor absorva e contextualize, à luz das doutrinas existentes, os sucessivos relatórios científicos que denunciam a destruição sem precedentes dos recursos naturais não renováveis, no maior desastre ecológico de origem antrópica da história do planeta.
Na pergunta 705 do
Livro dos Espíritos, no capítulo que versa sobre a Lei de Conservação, Allan Kardec pergunta: "Porque nem sempre a terra produz bastante para fornecer ao homem o necessário?", ao que a espiritualidade responde: "É que, ingrato, o homem a despreza! Ela, no entanto, é excelente mãe. Muitas vezes, também, ele acusa a Natureza do que só é resultado da sua imperícia ou da sua imprevidência. A terra produziria sempre o necessário, se com o necessário soubesse o homem contentar-se" (...).
É evidente que em uma sociedade de consumo, nenhum de nós se contenta apenas com o necessário. A publicidade se encarrega de despertar apetites vorazes de consumo do não necessário, daquilo que é supérfluo, descartável, inessencial – renovando a cada nova campanha a promessa de felicidade que advém da posse de mais um objeto, seja um novo modelo de celular, um carro ou uma roupa.
Para nós espíritas, é fundamental que o alerta contra o consumismo seja entendido como uma dupla proteção: ao meio ambiente – que não suporta as crescentes demandas de matéria-prima e energia da sociedade de consumo, onde a natureza é vista como um grande e inesgotável supermercado – e ao nosso espírito imortal, já que, segundo a doutrina espírita, uma das características predominantes dos mundos inferiores da Criação é justamente a atração pela matéria.
NOSSA HORA NO PLANETA NA SOCIEDADE – ATITUDE SUSTENTÁVEL
O Movimento Espírita de Camaçari, visando desenvolver atividades junto à comunidade do município, ao público frequentador e aos participantes de grupos de estudo, tem como proposta para este seminário, conscientizar a população sobre a importância de ter atitudes que visem à preservação do meio ambiente. Para tanto, além de formar cidadãos conscientes e traçar estratégias de ações, vai conta com a participação da palestrante
Creuza Santos Lage – Federação Espírita da Bahia (FEEB), Durval Aguiar e Maria José Rosas – Representantes do Instituto Arborize, além do público presente que irão poder participar deste momento interativo.
Na ocasião pretendemos trazer como propósito uma interação acerca da gravidade do momento que a humanidade terrestre está passando devido ás agressões provocada pelo homem a Natureza e a transformação moral da Terra, de um mundo de provas e expiações para um mundo de regeneração. Como o homem faz parte da Natureza, os desequilíbrios gerados afetam de forma direta a qualidade de vida no planeta.
Portanto, cabe a cada um a responsabilidade de cuidar e amar o lar planetário. Através de pequenas atitudes, como separação de lixo, diminuição do consumo, economia de água e energia, entre outras, podemos contribuir e dar o exemplo para a construção de um mundo melhor.
Cledemilson N. Santos
Coordenador Seminário
Nenhum comentário:
Postar um comentário